sábado, agosto 20, 2005

Conhecendo a minha cidade - Parte 1 - Metrô


Foto de: http://www.transportes.gov.br/bit/ferro/metro-rj/metrorjestacoes.htm Posted by Picasa

Todo dia (ou quase) da semana útil eu pego o Metrô para chegar e/ou voltar da UERJ. Com o passar do tempo eu acabei me acostumando e não prestava atenção no que estava em torno de mim, nesse caso, o Metrô. Mas de um tempo pra cá eu tenho estado muito curioso e passei a me questionar sobre a história desse tão utilizado meio de transporte.

Será que você, que anda de Metrô, nunca se perguntou quais as estações que foram as primeiras, quantas eram, será que eram somente duas... imagina! Eu sempre imaginei que as primeiras estações construídas tinham sido a de Botafogo e a da Central e que todas as outras foram construídas com o passar do tempo, mas não tinha idéia de quando elas teriam sido construídas. Vou colocar uns trechos da verdadeira história do Metrô ao longo desse post, junto com as minhas idéias, beleza?!

Primeiro, vejam que eu estava totalmente errado sobre as primeiras estações:

"O Metrô do Rio de Janeiro foi inaugurado em março de 1979, durante a administração do governador Chagas Freitas. O início das operações contou com apenas 5 estações: Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória, no horário de 9h às 15h. Em dezembro do mesmo ano, a operação comercial ampliou suas atividades até às 23h, inclusive aos sábados. Na época, o Metrô funcionava com apenas 4 trens de 4 carros, com intervalos médios de 8 minutos."

O interessante desse trecho é que as estações da Carioca e da Uruguaiana, que ficam entre esse trajeto acima descrito, não tinham sido construídas, o que mostra que não havia uma ordem de construção como a de hoje. E, com isso, as estações ficavam razoavelmente longe umas das outras.

"No ano seguinte o sistema metroviário começava a ser ampliado com a inauguração das estações da Uruguaiana e do Estácio. As 2 novas estações desencadearam uma demanda maior de passageiros, o que obrigou a empresa a aumentar o número de carros nos trens de 4 para 6. A estação Carioca, onde circula o maior número de passageiros - mais de 80 mil por dia - foi concluída em janeiro de 1981. No mesmo ano foram inauguradas também as estações Catete, Morro Azul - hoje, Flamengo - e Botafogo. Ainda em novembro deste ano foi inaugurada a linha 2, que contava apenas com as estações São Cristóvão e Maracanã."

Desse trecho podemos ver que a estação Flamengo se chamava Morro Azul. Mas porque esse nome? Tinha um morro lá? E era azul? Ainda vou descobrir! Aliás, cadê a estação do Largo do Machado?

"Em dezembro, completando o trecho sul da linha 1, foi inaugurada a estação do Largo do Machado."

Agora sim! É por isso que essas estações são tão próximas umas das outras! Eles constroem um trecho e depois saem metendo estações, umas no meio das outras!

"Em 1982, começaram as inaugurações complementares do trecho norte, com o início das operações das estações de Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña."

Aqui é o fim da linha 1 – parte Zona Norte.

"A fim de permitir a conclusão da linha 2 até Irajá, em 1983, os trens da linha 2 passaram a circular das 6h às 14h. Durante um mês, após esse horário, até às 20h, foi implantado um serviço gratuito de ônibus, integrando as estações Estácio, São Cristóvão e Maracanã. Após a conclusão das obras, foram inaugurados um Pré-Metrô e as estações Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma e Irajá."

Interessante. Já havia serviço de ônibus gratuito em 1983. Já vi que Triagem também foi metida no meio do trajeto...

"Seguindo o cronograma de expansão, a estação Triagem foi inaugurada em julho de 1988, ano em que ocorreu a criação do bilhete de integração Metrô/Trem."

Tá vendo?!

"Em 1991 foi inaugurada a estação Engenho Rainha. De 1991 até 1996, duas estações foram inauguradas. Tomás Coelho (1996) e Vicente de Carvalho. Em julho de 98, o fato marcante para um dos bairros mais tradicionais do Rio foi a inauguração da estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, uma verdadeira obra de arte. Em agosto e setembro do mesmo ano, iniciaram as operações de mais 5 estações: Irajá, Colégio, Coelho Neto, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo e Pavuna."

Aqui é o fim da linha 2. Aliás, como é que a estação de Irajá foi inaugurada em 1983 e iniciada em 1998? Que ordem cronológica é essa? Será que existem duas estações chamadas Irajá? Lembrando que esses trechos foram retirados do site oficial do Metrô Rio (www.metrorio.com.br).

Bem, no site oficial do Metrô as estações param por aí, mas os erros não. Realmente é lamentável, pois a estação Siqueira Campos (Zona Sul) já terminou faz tempo, acho que em 2002. Ah! É porque quem terminou foi a Benedita (rs)! O Little Kid é foda! Além disso não foi comentado nada sobre a integração (gratuita) com os ônibus do Metrô até a Gávea e de outros lugares como Tijuca e UFRJ. A estação do Cantagalo está em obras, mas tão quase parando, pois o governo da Little Rose não administra nada direito. Então não saberemos quando ela estará pronta.

Políticas a parte, me surpreendi com alguns fatos históricos do nosso Metrô. Realmente é especial conhecer mais sobre a história da nossa cidade. Estou pensando em andar de Metrô por toda a extensão da linha 2, pois só conheço até à estação Maracanã. A próxima parte desse meu projeto de conhecimento sobre o Rio de Janeiro vai ser de acordo com a minha curiosidade. Não vou correr atrás dela. Vai ser algo natural, como foi com o Metrô.

É isso!