terça-feira, fevereiro 22, 2005

Comentando “A Arte da guerra”

Estou postando agora para comentar cada um dos versos do post anterior sobre o “Arte da Guerra”. Esses versos são tão atuais e verdadeiros que podemos aplicá-los em vários ramos da sociedade: empresas, relacionamentos, estudo, etc. e tal. Aqui farei analogias com um relacionamento amoroso. Certo!?

01. Num relacionamento é necessário que ambos os lados se imponham, mas mantendo o respeito (D2! hahahaha). E esses cinco atributos mostram como vc deve se impor dentro da relação. Se vc for sábio conseguirá reverter as situações adversas, mostrando para o outro o caminho certo. Se for sincero estará mostrando quem realmente é, deixando claro sua opinião. Se for humano compreenderá e superará os erros do outro. Se for corajoso não pensará duas vezes antes de tomar uma atitude crítica mas necessária. E se for exigente terá o respeito do outro para sempre.

02. Antes de entrar em um relacionamento devemos saber onde estamos pisando, como vai ser o durante, será que vamos quebrar a cara...ter cuidados.

03. Relacionamentos com discussões constantes não levam o casal a lugar nenhum. Devemos saber como e quando parar.

04. Devemos mostrar para o outro seus próprios erros de forma que este tente não repetir mais.

05. Nunca desvalorize o outro. Quanto mais demonstrar o seu amor mais estará valorizando e mantendo firme a relação.

06. Brigar nunca é a melhor solução. Conversa e sinceridade resolvem qq problema.

07. Todas as decisões devem ser tomadas em conjunto. Qualquer precipitação de uma das partes pode acarretar em uma discussão.

08. Numa discussão, se não tiver argumentos suficientes para mostrar que sua opinião é favorável assuma que o outro está com a razão.

09. O relacionamento é sinônimo de paz e harmonia em todos os outros ramos da nossa vida. Com ele indo mal, nossa vida tb vai mal.

10. Esteja sempre certo de suas decisões e atitudes. Qualquer tipo de dúvida resultará em rachaduras na relação.

11. Se conhecer a si mesmo, ao outro e ao problema que está destruindo o relacionamento este último será superado.


Essas são as minhas interpretações sobre os versos antes postados. Se tiver outro tipo de interpretação, comente.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Versos que nos conduz à vitória


Foto de: http://www.suntzu.hpg.ig.com.br/ Posted by Hello

Segue abaixo alguns versos dos três primeiros capítulos do famoso livro “A Arte da Guerra”. Pense sobre o que eles querem dizer e aplique-os na sua vida.

01.“O comando demonstra os atributos do general quanto à sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e exigência.”

02.“Todo guerreiro se baseia em simulação.”

03.“Porque nunca houve uma guerra prolongada com a qual qualquer país tenha se beneficiado.”

04.“Por tal razão, o general sábio faz com que suas tropas vivam à custa do inimigo, já que um alqueire dos mantimentos deste corresponde a vinte dos seus e um quintal de forragem a dois dos seus.”

05.“Na guerra, de modo geral, a melhor política é tomar um Estado intacto. Arruinando-o, o seu valor diminui.”

06.“Porque obter uma centena de vitórias em uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem o combater, isso sim é o cúmulo da habilidade.”

07.“Se um general for impaciente e ordenar às suas tropas que, como formigas, trepem pelas muralhas, perderá um terço delas e não tomará a cidade. Tais ataques são sempre calamitosos.”

08.“Se numericamente és o mais fraco, procura a retirada.”

09.“Acontece que o general é o protetor do Estado. Se a sua proteção tudo abarca, o Estado é, certamente, forte; se é falha, o Estado é, certamente, fraco.”

10.“Quando o exército está confuso e suspeito, os governantes vizinhos causam problemas. Por isso é que se diz: ’Um exercito confuso conduz o adversário à vitória’.”

11.“Direi, pois: ‘Conhece-te a ti e ao teu inimigo e, em cem batalhas que sejam, nunca correrá perigo’.”



Bem, esses foram os versos com os quais eu mais me identifiquei ao longo desses três capítulos. Depois coloco mais versos. Beleza!?