segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Versos que nos conduz à vitória


Foto de: http://www.suntzu.hpg.ig.com.br/ Posted by Hello

Segue abaixo alguns versos dos três primeiros capítulos do famoso livro “A Arte da Guerra”. Pense sobre o que eles querem dizer e aplique-os na sua vida.

01.“O comando demonstra os atributos do general quanto à sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e exigência.”

02.“Todo guerreiro se baseia em simulação.”

03.“Porque nunca houve uma guerra prolongada com a qual qualquer país tenha se beneficiado.”

04.“Por tal razão, o general sábio faz com que suas tropas vivam à custa do inimigo, já que um alqueire dos mantimentos deste corresponde a vinte dos seus e um quintal de forragem a dois dos seus.”

05.“Na guerra, de modo geral, a melhor política é tomar um Estado intacto. Arruinando-o, o seu valor diminui.”

06.“Porque obter uma centena de vitórias em uma centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem o combater, isso sim é o cúmulo da habilidade.”

07.“Se um general for impaciente e ordenar às suas tropas que, como formigas, trepem pelas muralhas, perderá um terço delas e não tomará a cidade. Tais ataques são sempre calamitosos.”

08.“Se numericamente és o mais fraco, procura a retirada.”

09.“Acontece que o general é o protetor do Estado. Se a sua proteção tudo abarca, o Estado é, certamente, forte; se é falha, o Estado é, certamente, fraco.”

10.“Quando o exército está confuso e suspeito, os governantes vizinhos causam problemas. Por isso é que se diz: ’Um exercito confuso conduz o adversário à vitória’.”

11.“Direi, pois: ‘Conhece-te a ti e ao teu inimigo e, em cem batalhas que sejam, nunca correrá perigo’.”



Bem, esses foram os versos com os quais eu mais me identifiquei ao longo desses três capítulos. Depois coloco mais versos. Beleza!?

Nenhum comentário: