segunda-feira, janeiro 24, 2005

Ciência X Pseudociência


Foto de: http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/6777/haunted.html

Ciência é, sem dúvida nenhuma, um assunto de polêmicas e discussões. Até mesmo a minha escolha em viver de ciência tem um pouco a ver com isso. Uns dos maiores inimigos dos cientistas são as chamadas pseudociências. Mas o que seria uma pseudociência? Pseudociência pode ser considerada como um conjunto de informações sem comprovação científica nenhuma e que recebe tratamento de ciência.
Influenciado por Carl Sagan, acredito que cada ciência possui um tipo de pseudociência, como por exemplo, a Química. Adivinhem qual é a sua pseudociência? É a Alquimia! Alquimistas acreditam que podem transformar metal em ouro. Só se eles conseguirem separar UMA molécula do tal metal e mudar o seu número atômico, transformando-o em ouro. Outro exemplo é a Psicologia, com parte da psicanálise e quase toda a parapsicologia. Também podemos incluir a Astronomia, cuja inimiga é a Astrologia e que tenho total aversão. Alguns dos meus amigos são admiradores da Astrologia e de suas possíveis implicações e os respeito por tal escolha. O que não respeito é a pseudociência Astrologia assim como todas as outras.
As falsas ciências são perigosas porque “alfabetizam” pessoas cientificamente analfabetas com informações falsas e com isso a nossa heroína ciência fica desacreditada. As pseudociências, como a Astrologia, são buscadas pelas pessoas porque são de fácil compreensão e você não precisa fazer um curso de Astronomia para entender as influências dos astros na sua vida.
Pseudociências lhe explicam tudo o que você que ouvir, de forma que o mundo se torna um local mais fácil para se viver. O mundo é extremamente complicado e temos que ter cuidado (sempre digo isso) com todos os pseudocientistas que nos querem convencer de que ele é simples. Respeito quem acredita e só.
OBS: Indico o livro “O Mundo Assombrado Pelos Demônios “de Carl Sagan (foto). Nele, as pseudociências são classificadas como um dos tais demônios. Posted by Hello

Um comentário:

Anônimo disse...

Públio Romano:

É, eu mudei muito. Digo isso pq à algum tempo atrás eu concordaria 100% com
o Rafael. Mas o que acontece não é isso. Eu não quero defender os que gostam de uma ou outra "pseudociência".

Concordo certamente com a Nayara. O que é ciência? Por que o que chamamos de pseudociência não tem fundamentos científicos?

Preconceito. a verdade é que não existe um método padrão de pesquisa que pode comprovar uma ou outra verdade.

Deus existe? Pode ser prever o futuro de uma pessoa pelas linhas da mão?

Não sei.

A nossa "ciência" engatinha no conhecimento e que suas próprias verdades são derrubadas a cada 50 anos.

Exemplo foi Einstem que arruinou a idéia de que a mecânica estava quase fechada, lançando mão da teoria da relatividade. O mesmo para ele mesmo que disse que a constante cosmológica foi o maior erro de sua vida, e hoje temos um quadro que aceita-o. Temos o Hawking que após lançar o livro "O Universo numa Casca de Nóz" praticamente falou para desconsiderá-lo no que diz respeito à buracos negros.

Enfim, nós não podemos ignorar a sabedoria humana levada de uma forma empírica por gerações. Desconsiderar tradições, ensinamentos ou crendíçes do passado é uma maneira de dizer às gerações futuras que na vida, nada se aprende, nada se constrói, tudo é descartável e superticioso.

Ciência não é e nem pode ser só aquilo que é classificável, catalogável e experimentável. Ciência é aquilo que serve de alicerse para conhecimentos futuros.