terça-feira, janeiro 18, 2005

A importância da Física na nossa vida

A palavra Física vem do grego “Physis” que significa Natureza. Só dessa informação podemos derrubar o argumento de que a Física não serve pra nada, é coisa de maluco e etc. Até porque, a maioria das pessoas que me dizem isso costuma falar coisas do tipo: “... deixa disso, vamos curtir uma praia”, “... hã? Você estuda isso?! Legal é Biologia, estudar a natureza...”. Porra, se praias, florestas, parques e tal não fazem parte da Natureza, ou seja, da “Physis”, o que faz parte então?
Na verdade, o grande problema, em minha opinião, é a base matemática que as pessoas trazem consigo de todos os seus anos anteriores, acumulando deficiências que não são Físicas, mas acabam levando essa classificação. Mas isso é um problema do nosso sistema educacional e que não deve ser discutido aqui, pois o assunto não é este.
Outro fato que não gosto e ocorre com freqüência é a forma com que as pessoas leigas tratam os Físicos em geral como arrogantes. Porra, se eu escrevo algo do tipo: “Agente sabemos cumê abacachi”, todo mundo vai falar: “Que isso Rafael? Volta pro primário!” e com certeza vão me corrigir. Mas se alguém diz: “O céu é azul porque ele age como um espelho refletindo o mar” eu não posso falar nada, porque se eu corrijo o cidadão, ele vai dizer que quero passar a idéia de intelectual, de inteligente. Não é verdade! Só quero dizer o correto porque o que foi dito é mentira!
Física não é decoreba, loucura, coisa de cdf, nerd e tal. Física é vida, morte, alegria, tristeza, vitória, derrota, positivo, negativo... Ou seja: tudo, absolutamente tudo, porque a Natureza é tudo e tudo é Natureza.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bruno Alho : isso aí aranha...=) a física estuda do infinitamente pequeno ao infinitamente grande do infinitamente longe ao infinitamente próximo...=) li isso em algum lugar...

Anônimo disse...

Nay

Eu concordo com muito do que vc falou, acho legal corrigir as pessoas, embora muitas pessoas não gostem. Como vc reparou quando se trata de alguns "saberes" todo mundo pode opinar, mas outros são destinados a intelectuais que julgamos arrogantes. O mesmo acontece com psi. Acho que no fim é um suposto saber que nos confiam e que por causa disso nos colocam numa posição tal qual um pedestal, porém por isso nos julgam arrogantes, ou então (no caso dos psicologos) acham que estamos analisando tudo o tempo todo!
Bom foi um desabafo.
Quanto ao seu desafio. Não acho que tudo seja natureza, entao vou levantar algumas questões. É como eu disse outro dia: tem diferença entre "tudo é amor" e "amor é tudo"? Pra mim tem. Será que tudo é realmente natural (pensando na etiologia da palavra natureza, claro)? Nao existe nada que seja artificial (antonimo de natural, certo?)? Nao tenho essas respostas.. mas continuo achando que eu acho que TUDO é muuuuuuuita coisa.... rs!

Anônimo disse...

isso ai aranha...!eu concordo com vc!apesar de que eu nao sou muito fera em fisica, mas acho legal corrigir as pessoas,embora muitaos nao aceitam serem corridos!isso acontece em muitas escolas e lugares que possivelmente usa a fisica!na escola em que eu estudo nós alunos debatemos muito com os professores e nao e so o professor de fisica nao ,a professora de quimica,os de petroleo e gas tambem debate muito a fisica!ma eu so passei mesmo pq eu tinha q fazer um trabalho sobre a importancia da fisica em nossa vida,e acabei gostando mas e me enteressando mas em fisica!continue assim pois muitas pessoas como eu vao q nao e fã da fisica vao passar a se enterssar mas na fisica....!!!

Anônimo disse...

isso ai aranha...!eu concordo com vc!apesar de que eu nao sou muito fera em fisica, mas acho legal corrigir as pessoas,embora muitaos nao aceitam serem corridos!isso acontece em muitas escolas e lugares que possivelmente usa a fisica!na escola em que eu estudo nós alunos debatemos muito com os professores e nao e so o professor de fisica nao ,a professora de quimica,os de petroleo e gas tambem debate muito a fisica!ma eu so passei mesmo pq eu tinha q fazer um trabalho sobre a importancia da fisica em nossa vida,e acabei gostando mas e me enteressando mas em fisica!continue assim pois muitas pessoas como eu vao q nao e fã da fisica vao passar a se enterssar mas na fisica....!!!

Anônimo disse...

isso ai aranha...!eu concordo com vc!apesar de que eu nao sou muito fera em fisica, mas acho legal corrigir as pessoas,embora muitaos nao aceitam serem corridos!isso acontece em muitas escolas e lugares que possivelmente usa a fisica!na escola em que eu estudo nós alunos debatemos muito com os professores e nao e so o professor de fisica nao ,a professora de quimica,os de petroleo e gas tambem debate muito a fisica!ma eu so passei mesmo pq eu tinha q fazer um trabalho sobre a importancia da fisica em nossa vida,e acabei gostando mas e me enteressando mas em fisica!continue assim pois muitas pessoas como eu vao q nao e fã da fisica vao passar a se enterssar mas na fisica....!!!

so jesus salva disse...

sei q é verdade td q vc falou pois amo fisica
mas mim diz uma coisa a um livro de fisica q diz quem vem primeiro o ovo ou a galinha oq vc mim diz eu acho q é a galinha e vc

Anônimo disse...

vc podia tentar não dizer plavrão porque muito de nois pega esses textos pra trabalh e nem olha oq não eh meu caso.